Boa Noite, hoje é dia 19 de Abril de 2024 - Belém / PA
(91) 3222-8111
O imóvel que você procura está aqui !
Código:
Notícias

8 cuidados que você precisa ter ao fazer permuta de imóveis

15/12/2020

noticias

É comum que as pessoas comprem um imóvel por querer uma mudança de ares, ou tenham que mudar de local devido a trabalho ou estudo. Contudo, vender sua propriedade para buscar outra leva tempo. Uma boa solução é realizar uma permuta na busca por imóveis.
Existem muitas pessoas que optam por realizar esse tipo de negócio por não terem tempo de esperar por todo o processo de compra e venda do imóvel. Para isso, no entanto, é preciso entender bem como acontece a prática, quais os cuidados que devem ser tomados e quais são as desvantagens da permuta.
Caso você esteja pensando em se mudar, pode considerar a permuta como uma opção. Neste post, vamos mostrar para você o conceito do negócio, como analisar suas vantagens e quais cuidados você deve ter na hora de fechar um contrato. Continue com a gente e boa leitura!
O que é a permuta de imóveis?
A permuta de imóveis nada mais é que uma negociação entre duas partes interessadas em realizar a troca dos seus bens. Ou seja, permite que você encontre um novo imóvel e mude todos os inconvenientes de vender sua atual propriedade para buscar uma nova.
Por isso, a permuta é considerada uma troca e, muitas vezes, não exige nenhum tipo de pagamento extra, levando em conta apenas os valores dos bens que serão trocados. O que é uma facilidade para quem quer se mudar, mas não dispõe de reservas financeiras. Outro ponto é que o seu contrato é muito mais simples que um contrato de compra e venda de imóveis.
Contudo, existe a possibilidade de um imóvel ter um valor de mercado superior, e seu proprietário exigir uma compensação na troca. Tudo vai depender da negociação entre as partes.
Como deve ser o contrato de permuta?
Embora seja realmente mais simples, é essencial que você tenha a garantia de um contrato assinado entre as partes que vão realizar a permuta de imóveis. Lembre-se de que o documento é a forma de você se proteger legalmente e evitar problemas no decorrer da negociação e até posteriormente.
Para fazer tudo corretamente, recorra a uma escritura pública registrada em cartório. Ela deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens.
Não se esqueça de especificar quando os imóveis serão devolvidos para seus respectivos donos e garanta que uma vistoria antes da assinatura do contrato seja feita na saída do imóvel. Isso faz com que cada parte receba o imóvel que negociou sem prejuízos.
Também é importante deixar claro quem será responsável por cada pagamento. Com relação ao valor do registro, o ideal é que ele seja dividido. A média de preço é de 5% do valor dos imóveis.
Como analisar suas vantagens?
A permuta se popularizou nos últimos anos devido à crise econômica e à queda na procura por imóveis usados, o que acabou dificultando a venda de algumas propriedades. Com essa situação, a troca de bens se mostrou eficaz para quem quer se mudar, mas não consegue vender seu imóvel.
Outra grande vantagem desse tipo de negociação é conseguir a isenção do Imposto de Renda, uma vez que não houve envolvimento financeiro no negócio. A isenção apenas deixa de existir caso haja compensação, na qual quem recebeu o dinheiro deverá declará-lo.
A permuta também é um ótimo negócio para ajudar você a fugir da criação de novas dívidas com empréstimos ou tendo de buscar por um financiamento imobiliário, além, é claro, de contar com muito menos burocracia, uma vez que o negócio é resolvido apenas com um contrato em cartório e escrituração nova para cada imóvel.
Para quem a permuta é indicada?
Existem vários perfis de pessoas e famílias que podem se beneficiar da permuta de imóveis. Veja abaixo se você se encaixa em alguma situação e analise a oportunidade.
Mudanças emergenciais de casa
Precisa se mudar rapidamente e não há tempo suficiente para alugar ou comprar outro imóvel? Considere a permuta.
Famílias que precisam se mudar por conta da localização, como em casos de grandes distâncias entre a moradia e o novo emprego, podem ter grandes benefícios com a permuta. Como a transação é mais rápida, basta você encontrar o imóvel ideal e negociar a troca. Lembrando sempre, claro, de tomar os devidos cuidados — você vai encontrá-los no decorrer do texto.
Demora na construção da casa própria
Donos de lotes e terrenos podem ter tirado a sorte grande com um bom pedaço de terra. Ainda assim, sabemos o quanto pode ser demorada a construção de uma propriedade.
Proprietários de terrenos também podem negociar com as construtoras a troca da área por uma ou mais unidades habitacionais. Lembre-se de permutar bens com valores equivalentes.
Transferência de cidade
A permuta também pode ser especialmente interessante para trabalhadores e empresários que foram transferidos de uma cidade para outra.
Assim, fica mais fácil você conseguir encontrar uma unidade na cidade para onde você vai se mudar. Ou seja, muito menos complicação e burocracia. Ainda que você não esteja em nenhum desse grupos, mas queira se aventurar e mudar radicalmente, pesquise a respeito dos imóveis disponíveis para permuta e se permita viver a experiência.
Diversificação de investimento
Outro bom perfil para realização de permuta de imóveis é o do investidor. Para dinamizar as operações, aqueles que investem no mercado imobiliário podem utilizar os imóveis que já têm para trocar por outros.
Isso pode ser benéfico para quem quer enveredar por outros caminhos. Quem só realiza negociações com móveis residenciais, por exemplo, pode experimentar o mercado de imóveis comerciais para começar a aprender sobre as peculiaridades desse nicho. A ideia é começar a diversificar investimentos e adquirir know how para encontrar novos caminhos de lucratividade e manutenção de patrimônio.
Quais os cuidados a serem tomados?
A permuta é um negócio sério e deve ser bem analisado antes da assinatura de um contrato que pode acabar trazendo algumas dores de cabeça. Vamos listar os principais pontos para que você fique atento:
1. Conferir a situação legal dos bens
O primeiro de tudo, antes mesmo de dar uma olhada geral na propriedade pela qual se deseja realizar a troca, é pedir todos os documentos que comprovem a situação legal do imóvel, além de apresentar os seus.
Isso garante que nenhum problema pode ocorrer no futuro e acabar lhe prejudicando. Por exemplo, o imóvel em permuta pode estar fazendo parte de um inventário de partilha de bens e não poderia ser negociado, o que torna o contrato inválido.
2. Ficar atento ao contrato
Um contrato para a permuta de um imóvel é diferente de um documento de compra e venda e, por conta disso, merece atenção. Ele é firmado na forma de escritura pública e, nele, constam a data de entrega dos bens, a responsabilidade de tributos e demais itens do negócio.
Também é importante incluir cláusulas de garantia de entrega do imóvel ou de pagamento em dinheiro caso um das partes desista.
Se não houver torna, ou seja, se não for necessário pagamento de diferença de valor, é necessário citar a condição para conseguir a isenção do imposto de renda.
3. Buscar pela orientação de profissionais
Mesmo que exista a confiança entre as partes e a consciência na realização do negócio, é comum que haja algumas dúvidas com relação ao processo e, para esclarecê-las, o melhor é contar com um profissional capacitado.
Um corretor de imóveis pode auxiliar na busca por propriedades para permuta e na redação de um contrato seguro e eficiente para ambas as partes. Além disso, esse profissional também traz mais confiança ao negócio.
4. Verificar a precificação dos bens no mercado
É comum que cada um dos proprietários realizem a precificação que eles imaginam valer no seu imóvel, no entanto, nem sempre esse “achismo” está correto, muitas vezes errando para mais.
Uma avaliação pode ser necessária para garantir que você não irá perder dinheiro no negócio ao adquirir um imóvel que valha menos que o seu atual, ficando no prejuízo em relação à outra parte do negócio.
Powered by Rock Convert
5. Considerar normas de tributos
É preciso lembrar que a isenção concedida pela Receita Federal no imposto de renda vale apenas para a permuta na qual não exista o pagamento de valores. Caso seja necessária uma compensação, a parte que recebe o dinheiro deve sempre ser declarada, para evitar problemas com o fisco.
6. Verificar as vantagens
Mesmo que você tenha gostado da propriedade pela qual se interessou em realizar a permuta, é preciso verificar todas as vantagens do negócio, de modo a evitar arrependimentos posteriores e garantir que é a propriedade ideal para você e sua família.
Verificar a vizinhança, comércios próximos, bairro ideal e localização do imóvel e todos os outros pontos que podem ser negativos e positivos, para garantir que a troca de propriedade será um bom negócio para você.
7. Entender os motivos da permuta
Assim como você tem os seus motivos para querer se mudar, o proprietário do outro imóvel também tem. Verifique quais as razões para ele buscar a permuta, pois, muitas vezes, elas podem acabar se mostrando um inconveniente para você também.
Por exemplo, ele pode achar que existe muito trânsito por perto, não gostar da vizinhança, ou que a localização não é satisfatória. Pontos que podem também ser ruins para você, mas não foram percebidos.
8. Entender quais bens podem ser permutados
É importante que você saiba, antes de sair em busca de um novo imóvel, quais bens podem entrar na negociação.
A permuta de imóvel só pode ser feita entre bens solos e que são passíveis de serem incorporados. São exemplos as construções de casas, unidades habitacionais, galpões, condomínios comerciais, entre outros. Confira abaixo a lista de bens permitidos na transação de permuta:

  • casas e apartamentos construídos ou prestes a serem levantados;
  • unidade de incorporação;
  • lote resultante de divisão de terreno;
  • prédio construído para ser vendido em unidades ou de forma autônoma;
  • terreno resultante de loteamento;
  • terreno comprado para ser vendido, construído ou não.
Em resumo, podemos dizer, portanto, que não são passíveis de permuta qualquer outro tipo de bem, como cotas imobiliárias ou veículos.
Quais as desvantagens da permuta?
Apesar de parecer uma ótima solução para a desburocratização, a permuta de imóveis tem algumas desvantagens. É importante levar isso em conta antes de tomar uma decisão oficial. Confira alguns problemas da permuta.
Ter menos opções
Nem todos os donos de imóveis reconhecem na permuta um bom negócio. Por receio ou desconhecimento, o número de opções disponíveis é muito menor em comparação a compra e venda.
Por conta disso, quem opta por permutar seus bens imóveis podem encontrar sérias dificuldades em encontrar uma opção disponível para troca. Muitos acabam desistindo no meio do caminho e acabam se rendendo à negociação tradicional. Se você quer facilitar essa busca, procure aumentar seu leque de opções. Quanto mais seletivo e criterioso você for, menores serão as chances de encontrar um imóvel para adquirir.
A boa notícia é que, embora em menor número, as opções de imóveis disponíveis para permuta aumenta a cada ano, já que as informações estão chegando a todo instante aos proprietários; principalmente àqueles que têm um imóvel disponível para venda há muito tempo.
Precisar se submeter ao mercado
Por conta das poucas unidades disponíveis citadas acima, aquele que deseja encontrar um imóvel para permuta acaba tendo sua liberdade de escolha tolhida.
O interessado que queria adquirir uma casa em determinada localização, por exemplo, pode acabar adquirindo um apartamento em uma direção oposta à ideia inicial. Se tiver disposição, procure imóveis disponíveis sem filtrar a possibilidade de permuta e, depois, se for o caso, você pode sugerir a transação à imobiliária ou ao proprietário.
Passar por conflitos e divergências
Ainda que a permuta esteja ganhando adeptos por conta da sua simplicidade em relação a compra e venda, existem chances de as partes não entrarem em um consenso. Isso pode acontecer especialmente em relação a valores. O dono do imóvel tende a imaginar que a sua opção vale mais do que o avaliado e, assim, acabar exigindo torna.
Para evitar que as discussões aumentem, o ideal é que a negociação seja feita por intermédio de uma imobiliária. Com o preço já estipulado por profissionais, fica mais fácil o proprietário aceitar e entender o valor de cada imóvel. É importante ser flexível e ter argumentação para que nenhuma das partes desista do negócio.
A permuta de imóveis é uma ótima maneira de realizar a mudança de residência sem a necessidade de desembolsar nenhum valor ou mesmo ter de passar por todo o processo de compra e venda. Temos a certeza de que se você estiver atento a todos os pontos repassados, terá sucesso com sua permuta!
 




Fonte: Moving Blog

Outras Notícias

Diferença entre contrato particular e escritura pública

Ambos formalizam a vontade das partes sobre determinada transação, mas só a escritura possui fé pública e validade ...

A Inflação no Mercado Imobiliário, Uma Visão Geral

Olá, corretor de imóveis! Hoje nós vamos falar sobre um tema extremamente importante para a vida não somente de corretore...

Encontro Nacional COFECI - CRECIs 2023

No dia 11/08/2023 ocorreu em Palmas / TO mais um Encontro Nacional dos CRECIs do Brasil e COFECI. No evento foram tratados de assuntos pertinentes a ...

Valor do imóvel do Minha Casa, Minha Vida sobe para R$ 350 mil; subsídio também aumenta

O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) se reuniu nesta terça-feira (20) e anunciou algumas mudança...

Histórico do Corretor de Imóveis

Década de 30. Enquanto no cenário político brasileiro o Governo Revolucionário da era Vargas trazia mudanças signif...

Ministro anuncia retorno do Minha Casa, Minha Vida imediatamente

O ministro das Cidades, Jader Filho ao assumir o cargo em Brasília disse que o governo vai retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vi...

Estrangeiros: Você pode ter autorização de residência no Brasil com investimentos imobiliários

De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Banco Central, o Bra...

Quem tem financiamento, não vai poder financiar outro imóvel pela Caixa.

Não foram poucas as vezes que ouvi pessoas reproduzindo, de forma errada, que se alguém já tivesse um financiamento na Caixa, n&a...

A diferença de uma Avaliação Imobiliária e um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM)

O Laudo de Avaliação Imobiliária é muito confundido com a Simples Avaliação Imobiliária e aqui vamos ...

Quais são as áreas de atuação do corretor de imóveis?

Iniciar em uma profissão como a de corretor de imóveis possibilita ao profissional desenvolver a sua carreira através de vá...
INFORMAÇÕES
Inicial
A Imobiliária
Pesquisa Completa
Imóveis para Venda
Imóveis para Locação
Notícias
Links Úteis
Eventos
Faça parte de nosso time
Fale Conosco


NOTÍCIAS
de
Diferença entre contrato particular e escritura pública
de
A Inflação no Mercado Imobiliário, Uma Visão Geral
de
Encontro Nacional COFECI - CRECIs 2023
de
Valor do imóvel do Minha Casa, Minha Vida sobe para R$ 350 mil; subsídio também aumenta


Oportunidade em Destaque
Ananindeua - Guanabara
Apartamento para Venda
Apartamento com excelente estrutura condominial, fácil acesso, localizado em Ananindeua na Pasg Rosa Vermelha, 170, Bloco Iporanga, condominio com varios blocos, acesso via escada, apto situado no 2º pavimento, possui planta diferenciada com sala em L, cozinha, 2/4, área de servi&...
R$ 230.000,00
Últimos Imóveis Cadastrados Imóveis Mais Vistos
Apartamento para Venda
Belém - MARACANGALHA
Valor:
R$ 380.000,00
2 dormitórios
2 banheiros
Casa para Venda
Belém - SÃO BRAZ
Valor:
R$ 1.300.000,00
Comercial para Venda
Castanhal - Ianetama
Valor:
R$ 1.930.000,00
12 dormitórios
15 banheiros
Casa para Venda
Marituba - PARQUE VERDE
Valor:
R$ 390.000,00
4 dormitórios
5 banheiros
redesp_facebook.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png
  • Olá, seja bem-vindo!

    23:18

  • Posso ajudar com alguma informação?

    23:18

  • Entre em contato via whatsapp

    23:18

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
NÃO ACHOU O SEU IMÓVEL?
Informe as características do imóvel que deseja.
NEGOCIE O SEU IMÓVEL CONOSCO!
Oferecemos o melhor suporte a negociação do seu imóvel.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Entre em contato com a gente para que possamos ajudar.
www.fratelliimobiliaria.com.br

FRATELLI IMOBILIÁRIA 
CRECI 404-J

Av. Tavares Bastos, 1533 Sala 1
Marambaia - Belém / PA – CEP 666015-005
(91) 3222-8111
[email protected]





 
A FRATELLI IMOBILIÁRIA iniciou suas atividades em 2011 visando construir a sua história no mercado imobiliário de Belém, de forma sólida, confiável e duradoura. Trata-se de imobiliária atuante no mercado, com um histórico íntegro e de ótimas negociações. Ética profissional e transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário. A busca pela excelência é à maneira de crescimento neste mercado, sendo assim, a FRATELLI IMOBILIÁRIA oferece para o seus clientes um atendimento personalizado, o que resulta em segurança a todos os neg&oacut...
(91) 3222-8111
[email protected]
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias