Boa Tarde, hoje é dia 24 de Outubro de 2020 - Belém / PA
(91) 3222-8111
O imóvel que você procura está aqui !
Código:


São Brás

São Brás é um bairro nobre da cidade brasileira de Belém.[1] O bairro possui vias largas e arborizadas, grandes quarteirões e uma farta rede de serviços oferecidos a seus moradores. São Brás é um dos bairros mais valorizados de Belém, apesar da verticalização seguir em ritmo lento em relação aos vizinhos bairros do Umarizal e Nazaré. O bairro é essencial para o tráfego em Belém, algumas das principais vias da cidade estão situadas ou atravessam São Brás, atualmente o bairro vive a questão problemática de grandes congestionamentos em horários de pico. O bairro tem inúmeras linhas de ônibus que ligam o São Brás com os outros bairros da capital paraense, já que neste bairro está situado o Terminal Rodoviário de Belém.
O nome do bairro tem origem de um culto antigo em que o povo paraense devotava ao santo de mesmo nome, cuja procissão partia da Igreja das Mercês e chegava à Basílica de Nazaré. O Bairro começou a ser ocupado no início do século XX, nos anos 20, Belém já havia passado pela riqueza da época do Ciclo da Borracha, que deixou construções belíssimas pela cidade, sobretudo no centro. Porém, mesmo com o declínio da borracha amazônica, a cidade continuava crescendo. A região de São Brás passava a atrair as famílias ricas por garantir mais espaço e conforto, com lotes maiores e por preço mais baixos que no centro da cidade. Atualmente, São Brás é um bairro razoavelmente tranquilo e agradável, com baixos índices de criminalidade comparados aos vizinhos bairros do Guamá, Canudos e Cremação.

São Brás faz limites com os bairros do Umarizal e Fátima ao norte, os bairros o Guamá e Cremação ao sul, o bairro de Nazaré a leste e os bairros do Marco e Condor a oeste. O bairro possui cerca de trinta quarteirões, cinco avenidas, quatro travessas e algumas ruas.

Principais ruas e avenidas
  • Avenida Governador José Malcher (Principal via do bairro, liga São Brás ao bairro de Nazaré, seu nome presta homenagem ao 14º Governador do Pará)
  • Avenida José Bonifácio (Interliga os bairros de Fátima, São Brás e Guamá)
  • Avenida Magalhães Barata (Continuação da Avenida Nazaré, seu nome é em homenagem ao 15º Governador do Pará)
  • Avenida Gentil Bittencourt (tem início no bairro de Batista Campos, cruzando o bairro de Nazaré, São Brás e Canudos, o nome homenageia o 2º governador do Pará)
  • Avenida Alcindo Cacela (Delimita os bairros de São Brás e Nazaré)
  • Travessa Castelo Branco (Homenagem ao fundador da cidade de Belém, via mais antiga de Belém)
  • Travessa 9 de Janeiro (Cruza os bairros de Fátima, São Brás, Cremação e Condor, o nome da travessa presta homenagem ao Dia do Fico)
  • Travessa 3 de Maio (Interliga os bairros de Fátima, São Brás e Cremação, a data homenageia a criação do IHGP e da Academia paraense de letras)
  • Travessa 14 de Abril (Corta os bairros de Fátima, São Brás e Cremação, foi a data vitória da Força Expedicionária Brasileira em Montese (1945)

    Patrimônio Histórico
     
  • Um dos bairros mais antigos bairros de Belém, São Brás possuía centenas de casarões, erguidos no início do século XX, reflexo da riqueza produzida pela borracha amazônica. No entanto, o processo de modernização do bairro causou a perda de muitos desses casarões, pouco restou das construções centenárias, contudo, São Brás ainda guarda resquícios de sua arquitetura centenária que remete a uma Belém antiga. Entre as construções de destaque, estão o Colégio Pequeno Príncipe, o Teatro São Cristovão e o Palacete Passarinho.
  • Teatro

    No bairro, está localizado três teatros, o mais prestigiado é o Teatro Estação Gasômetro, um dos teatros mais importantes de Belém. Outro teatro importante em São Braz é o Teatro do Museu Emilio Goeldi, localizado no parque botânico de mesmo nome. O Teatro São Cristovão, foi fundado na década de 1930 em estilo art decó, atualmente encontra-se em estado precário de conservação.

    Gastronomia

    Quanto à gastronomia, São Brás conta restaurantes de especialidades variadas e diversas faixas de preço, contando também com um circuito de agitação noturna em alguns bares e botecos. Há também boas sorveterias e lanchonetes em alguns logradouros do bairro.

    Museus

    O principal museu do bairro é o Museu Emilio Goeldi, o arquivo museólogo é composto por peças arqueológicas, exposto no prédio da rocinha, situado no interior do parque botânico. Localizado no centro da Praça da Leitura, o Memorial Magalhães Barata expõe vários objetos usados pelo ex-governador do Pará.

Veja nossos imóveis

Carregar Mais Imóveis
Carregando...


Veja outros bairros que amamos

  • Olá, Como vai?

    14:54

  • Tem alguma dúvida, gostaria de mais informações?

    14:54

  • Entre em contato via whatsapp

    14:54

icone-whatsapp 1
NÃO ACHOU O SEU IMÓVEL?
Informe as características do imóvel que deseja.
NEGOCIE O SEU IMÓVEL CONOSCO!
Oferecemos o melhor suporte a negociação do seu imóvel.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Entre em contato com a gente para que possamos ajudar.
www.fratelliimobiliaria.com.br

FRATELLI IMOBILIÁRIA 
CRECI 404-J

Av. Tavares Bastos, 1533 Sala 1
Marambaia - Belém / PA – CEP 666015-005
(91) 3222-8111 (91) 98113-7711
miranda@fratellinet.com.br





 
Mapa de Localização
A FRATELLI IMOBILIÁRIA iniciou suas atividades em 2011 visando construir a sua história no mercado imobiliário de Belém, de forma sólida, confiável e duradoura. Trata-se de imobiliária atuante no mercado, com um histórico íntegro e de ótimas negociações. Ética profissional e transparência são imprescindíveis no mercado imobiliário. A busca pela excelência é à maneira de crescimento neste mercado, sendo assim, a FRATELLI IMOBILIÁRIA oferece para o seus clientes um atendimento personalizado, o que resulta em segurança a todos os neg&oacut...
(91) 3222-8111
miranda@fratellinet.com.br
Segunda a sexta das 8 às 18h e Sábado das 8 às 12h
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias